sexta-feira, 25 de maio de 2012

ORIGEM DO TERMO " PROTESTANTE"

     O termo "protestante", com que hoje se designam os evangélicos, teve origem na declaração de fé que fizeram os membros da 2ª Dieta de Spira (1529), que eram favoráveis ao movimento da Reforma. 
       Na referida Dieta que foi presidida, na ausência do Imperador Carlos V, por seu irmão, o rei Fernando, forte papista, estava-se discutindo um decreto que suprimia certas regalias de que gozavam as Igrejas Reformadas, pela revogação do Edito de Worms. Antes de ser votado o decreto, os membros favoráveis à causa da Reforma retiraram-se temporariamente a uma sala contígua, para uma conferência, e aí formularam uma declaração que começava assim; " Nós protestamos e declaramos abertamente diante de  Deus e de todos os homens..." E os que assim protestaram, tomaram o nome de protestante. É preciso notar que a palavra protestar tem dois sentidos. Dizemos, por exemplo: " Nós protestamos contra essas declarações". Este é o sentido negativo. Dizemos, também: " Nós lhe protestamos nossa estima e solidariedade". Este é o sentido positivo, e é justamente o sentido do célebre protesto de 19 de abril de 1529. " É um erro lamentável pensar que o protesto de Spira foram meras objeções às doutrinas da Igreja romana. Era uma declaração segundo a qual eles se propunham não aceitar nenhum decreto ou nehuma coisa que fosse contrária a Deus, à Sua santa Palavra, à reta consciência deles e à salvação de suas almas".

" Nós hoje como protestante que somos, devemos protestar contra as decisções que nossos políticos estão votando, na Câmara e no Senado Federal, como por exemplo: " A união estável entre pessoas do mesmo sexo".  A  Palavra de Deus nos fala que : Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então o Nosso Deus não formou outro homem, para ser idôneo ao homem, formou uma mulher para ser lhe sua auxiliadora e ném formou outra mulher para ser idônea a mulher. Como nos fala no Livro de Gênesis 2: 7, 18-25. E no capítulo 3 : 16  do livro de Gênesis, E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. Mas uma vez amados irmãos vimos o que o Nosso Deus nos fala em sua Palavra. E observamos que esta união de homem com homem e mulher com mulher, é contrário aos princípios Divino, e nós sabemos quem é que estar por detrás disso , o nosso opositor " Satanás", que nunca se conformou em ser expulso do Reino dos Céus.
Vamos orar para que o nosso Brasil seja um País de Deus.
Pr. Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário