domingo, 5 de agosto de 2012

A BÍBLIA E A CIÊNCIA


A bíblia e a ciência
A Bíblia não é um manual científico; ela não pretende ensinar-nos química, física, biologia, botânica, astronomia etc. Entretanto, cre­mos que o que ela diz no campo científico, como em qualquer outro, é a verdade do ponto de vista fenomenológico, não havendo diver­gência real entre a genuína ciência e a correta interpretação da Pala­vra. Deus é o Senhor de toda a verdade. Portanto, nossa compreensão bíblica é determinada pela revelação de Deus nas Escrituras; não interpretamos a Bíblia simplesmente à luz da história, ou de seus condicionantes políticos, sociais, económicos e culturais; antes, olha­mos a história a partir da perspectiva das promessas divinas.
Acreditamos na coerência de toda a realidade, aceitando até mes­mo o que as Escrituras dizem sobre o pecado. A ciência genuína nunca nos afastará de Deus. Ela só encontrará pleno sentido no seu Senhor e para onde todo o real converge e encontra seu verdadeiro significado. Aliás, como bem acentuou Herman Bavinck (1854-1921):
Qualquer ciência, filosofia ou conhecimento que suponha poder fir­mar-se em suas próprias pressuposições, deixando Deus de fora de suas considerações, transforma-se em seu próprio opositor e desilu­de a todos que constróem suas expectativas nisto.5
  • Fundamentos da teologia reformada de HERMISTEN MAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário